Ensino Religioso - TEXTOS / VÍDEOS (6º ao 9º Ano)

Centro Educacional Missão de São Pedro


Ensino Religioso

Prof. Marcelo E.S. Costa

 

   2º Bimestre


7º ANO – FUNDAMENTAL II – 4,0 PONTOS


TEMA: Deus acima de tudo – como entender Deus?

TRABALHO EM DUPLA

VÍDEO: Quem é Deus - Trechos do livro “Confissões” de Santo Agostinho




DATA DA ENTREGA:

APRESENTAÇÃO = Turma 701 - 14 DE JUNHO

APRESENTAÇÃO = Turma 702 - 14 DE JUNHO
ATENÇÃO!!! TURMA 702 VAI ENTREGAR PARA COORDENADORA KELI.
POIS NA SEXTA-FEIRA 16/06/2017 É RECESSO ESCOLAR



1º FOLHA CAPA

  • NOME DO ALUNO COMPLETO
  • TURMA
  • MATÉRIA
  • PROFESSOR

2º FOLHA

QUESTÃO 01:  
CITE 3 ELEMENTOS DA NATUREZA PARA OS QUAIS Sto. AGOSTINHO FAZ UMA INDAGAÇÃO.


QUESTÃO 02:
O QUE OU QUEM Sto. AGOSTINHO PROCURAVA?


QUESTÃO 03:
ONDE Sto. AGOSTINHO ENCONTROU O QUE ELE PROCURAVA?


QUESTÃO 04:
O QUE VOCÊ ACHA QUE Sto. AGOSTINHO QUERIA DIZER COM:

"Tarde Vos amei, 
ó Beleza tão antiga e tão nova, 
tarde Vos amei! 
Eis que habitáveis dentro de mim, 
e eu, lá fora, a procurar-Vos! ...”






%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%












Ensino Religioso

Prof. Marcelo E.S. Costa

 

   2º Bimestre



9º ANO – FUNDAMENTAL II – 4,0 PONTOS


TEMA: QUAL O SENTIDO DA VIDA?

TRABALHO EM DUPLA

VÍDEO: QUAL O SENTIDO DA VIDA?



Blog: kdvc-amigo.blogspot.com.br

* Trabalhos e Pesquisas (Ensino Religioso) *


DATA DA ENTREGA:
APRESENTAÇÃO 9 DE JUNHO


 - 1º FOLHA CAPA

·        NOME DO ALUNO COMPLETO
·        TURMA
·        MATÉRIA
·        PROFESSOR

- 2º FOLHA

QUESTÃO 01:  

·        O QUE O PERSONAGEM QUE APARECE PRIMEIRO ESTAVA BUSCANDO?

QUESTÃO 02:

·        QUAL O ÚNICO LUGAR NO QUAL O PERSONAGEM NÃO APONTOU?

QUESTÃO 03:

·        QUAL A *METÁFORA QUE O PERSONAGEM USA PARA DEFINIR O SENTIDO DE SUA VIDA?

QUESTÃO 04:

  • DÊ SUA OPINIÃO SOBRE O QUE É O SENTIDO DA VIDA:

Observação: * Metáfora é uma figura de linguagem onde se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum, revelando uma relação de semelhança entre dois termos.







%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%








Aula do dia 05/05/2017
Turmas: 900, 800 e 801

Tema: Amizade de Deus com o homem.

Texto trabalhado em sala de aula: "O Anel do Professor."

    - Professor, eu me sinto um inútil. Não tenho força alguma. Dizem-me que não sirvo para nada... que sou lerdo... um completo idiota. Ajude-me, por favor.

    O professor, sem olhá-lo, disse-lhe: - Sinto muito, meu jovem. Você me pegou num dia ruim. Estou tentando resolver um sério problema. Volte outra hora, por favor.

    Quando o jovem já ia saindo, o professor lhe propôs: - Bem, se você me ajudasse, eu poderia resolver o meu problema mais rápido, daí a gente poderia conversar...
    - C... Claro, professor, gaguejou o jovem, bastante inseguro.

    O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e disse ao garoto: - Monte meu cavalo e vá até o mercado vender este anel. Preciso pagar uma dívida, mas, por favor, não o venda por menos que uma moeda de ouro. Vá correndo e volte o mais rápido que puder.

    Mal chegou ao mercado, o jovem começou a oferecê-lo a todos que encontrava. Eles olhavam com algum interesse, mas, quando o jovem dizia quanto pretendia pelo anel, eles riam, volviam-lhe as costas, ignoravam-no. Somente um velhinho, vendo o sofrimento do rapaz, foi simpático com ele, e lhe explicou que uma moeda de ouro era muito dinheiro por aquele anel.

    Um outro, tentando ajudar, chegou a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem, seguindo as orientações do seu professor, recusou a oferta.
    Abatido pelo fracasso, montou novamente o cavalo e, muito triste, voltou para a casa do professor. Chegou mesmo a desejar ter uma moeda de ouro e comprar aquele anel, mesmo que não valesse tanto, somente para ajudar seu mestre.

    Ao entrar na casa, relatou: - Professor, sinto muito, não consegui vender o anel. É impossível conseguir o que o senhor está pedindo por ele. Talvez eu possa conseguir 2 ou 3 moedas de prata, mas, não mais que isso. Não podemos enganar ninguém sobre o valor deste anel.

    - Você tem razão, meu amigo. Antes de tentar vender o anel, deveríamos, primeiro, saber seu real valor. Não queremos enganar ninguém, nem ser enganado, não é mesmo? Por favor, faça-me mais uma coisa: Monte novamente o cavalo e vá até o joalheiro; quem melhor do que ele para saber o valor deste anel? Diga-lhe que eu quero vendê-lo e pergunte quanto ele pode ofertar, mas, atenção meu amigo, não importa o quanto ele ofereça, não venda o anel ao joalheiro. Apenas pergunte o valor do anel e o traga de volta.

    Ainda tentando ajudar seu professor, o jovem foi até o joalheiro e lhe deu o anel para examinar. O joalheiro, então, lhe disse: - Diga ao professor que, se ele tem pressa em vender o anel, não posso lhe dar mais do que 8 moedas de ouro...
    - 8????? Perguntou o jovem.

    - Sim, replicou o joalheiro, posso chegar a lhe oferecer até 10 moedas, mas, só se ele não tiver pressa.

    O jovem, emocionado, correu até a casa do professor e contou-lhe tudo. – 8 moedas de ouro, uau! – exclamou o professor, e rindo, zombou: - Aqueles homens no mercado deixaram de fazer um bom negócio, não é mesmo? – Sim, professor, concordou o menino, todo empolgado.

    - Então, professor, perguntou o menino, o senhor vai vender o anel por 8 ou por 10 moedas? – Não vou vendê-lo, respondeu ele, fiz isso apenas para que você entenda uma coisa:
    - Você, meu jovem, é como esse anel: uma jóia valiosa e única. Mas, somente pessoas sábias podem avaliar seu real valor. Ou você pensava que qualquer um poderia avaliá-lo corretamente? Não! Não importa o que digam de você, o que importa é o seu real valor.

    E, dizendo isso, colocou seu anel de volta no dedo.

   - Todos nós somos como esta jóia: únicos e valiosos. Infelizmente, passamos a vida andando por todos os mercados da vida, barateando nosso próprio valor, pretendendo que pessoas mal preparadas nos valorizem. Ninguém deveria ter a força de nos fazer sentir inferior, sem o nosso consentimento. Cada um de nós é especial, pois foi Deus que nos fez.


Proposta: Depois da leitura do texto e de alguns debates os alunos foram motivados a criarem histórias em quadrinhos, onde relataram a "AMIZADE DE DEUS COM O HOMEM, NAS SITUAÇÕES DO SEU COTIDIANO."

Deus está com você em qualquer lugar, em todos os momentos, sob quaisquer circunstâncias. Ele jamais abandona você. Permita-se sentir o toque, o carinho de Deus por você através desse vídeo.




** VEJA ABAIXO ALGUNS TRABALHOS **








 



Parabéns queridos alunos!!!
Deus abençoe!!!