Filosofia 9º ANO - TEXTOS / VÍDEOS


"A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo"

 (Merleau - Ponty)






I - Trabalho – 30 Pts

1º BIMESTRE

9º Ano:

MATÉRIA: A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO NO SÉC. XX
(Filósofos: Imannuel Kant e Jean Jacques Rousseau)

·         Tema: Análise Filosófica do Filme ¨MATRIX¨


Responda:

1) QUAL O PODER DA ¨MATRIX¨?

2) EM QUE SENTIDO AS MÁQUINAS ALTERAM O COTIDIANO DO HOMEM?

3) ASSIM COMO A ¨MATRIX¨ POSSUI UM SISTEMA DE REGRAS, CUMPRIMENTOS E ORGANIZAÇÕES, A NOSSA REALIDADE TAMBÉM POSSUI. PROGRAMAS QUE FOGEM DOS PADRÕES DE REGRAS A SEREM CUMPRIDAS SÃO ELIMINADOS, ASSIM COMO NA NOSSA REALIDADE AQUELES QUE FOGEM DOS PADRÕES DE NOSSAS REGRAS SÃO PUNIDOS. QUAL FILÓSOFO QUE CONDUZ O O SEU RACIOCÍNIO A ESSA REALIDADE, ATRAVÉS DE REGRAS E LEIS QUE SÃO IMPOSTAS NA SOCIEDADE?

- Mínimo de 5 linhas
- Em dupla (pode fazer individual)
-  NÃO É CARTAZ  (trabalho c/ capa e folha com o assunto)

- Apresentação: 901 (30/03/2015)
                           902 (01/04/2015)


PARTE INTERESSANTE DO FILME : 




"Seja a mudança que você quer ver no mundo.” Mahatma Gandhi


II - TRABALHO - VALOR 30 PTS

( O CONTRATO SOCIAL - JEAN JACQUES ROSSEAU )

- INDIVIDUAL

- PARA PESQUISAR E COLAR NO SEU CADERNO (RESUMO)

- DESTACAR O QUE VOCÊ ACHOU DE INTERESSANTE E COMENTAR COM SUAS PALAVRAS (ESCRITO)

- APRESENTAÇÃO: 901 - 06/04/2015 e 902 - 08/04/2015

- MATÉRIA DE PROVA



FIM (1º BIMESTRE)

































TRABALHO DO 2º BIMESTRE ( 60 PTS )


LINK: 
http://kdvc-amigo.blogspot.com.br/p/trabalhos-e-pesquisas-filosofia.html






































3º BIMESTRE


UTILITARISMO

Corrente filosófica surgida no século XVIII, na Inglaterra, que afirma a utilidade como o valor máximo no qual a elaboração de uma ética deve fundamentar-se.

Jeremy Bentham criou, na primeira metade do século XIX, o termo utilitarian, como uma designação do conteúdo central de sua doutrina. Contudo, foi Stuart Mill quem, pela primeira vez, empregou o termo utilitarianism, ao propor a fundação de uma Sociedade Utilitarista (Utilitarian Society).

O utilitarismo baseia-se na compreensão empírica de que os homens regulam suas ações de acordo com o prazer e a dor, perpetuamente tentando alcançar o primeiro e escapar à segunda.

Deste modo, uma moral que possa abarcar efetivamente a natureza humana precisa voltar-se para este fato, conduzindo-o às suas últimas consequências. Nesta perspectiva, a utilidade, entendida como capacidade de proporcionar prazer e evitar a dor, deve constituir o primeiro princípio moral, isto é, seu valor supremo.

O utilitarismo foi igualmente denominado, na história da filosofia, de radicalismo filosófico, uma vez que propõe uma reestruturação dos valores éticos e, em alguns casos, como no pensamento de Bentham, uma reforma da própria ordem social.

Baseada apenas na obtenção de prazer individual, o utilitarismo, em sua concepção filosófica, compreende a utilidade igualmente como felicidade, e esta, por sua vez, como o maior prazer do maior número de pessoas.

Contudo, o pensamento utilitarista de seus dois maiores representantes, Bentham e Stuart Mill divergem em um ponto fundamental. A proposta de Bentham consiste em encarar o prazer apenas no seu aspecto quantitativo, cabendo à razão calcular, diante de cada ação, a quantidade de prazer implicada, de modo a poder determinar se a ação deverá ou não ser efetuada. Assim, este filósofo pretende fundar uma moral racional, que procede por um cálculo de tipo matemático.

Stuart Mill elabora a crítica a esta compreensão, afirmando que uma consideração fundamental do prazer não pode desconsiderar a perspectiva qualitativa, tanto quanto a quantitativa. Deste modo, a razão utilitária deve proceder não apenas através do cálculo, mas igualmente de modo a distinguir, dentre as várias modalidades de prazer, aqueles que são mais desejáveis e valiosos.

 Somente através desta discriminação, é possível postular a primazia dos prazeres intelectuais e afetivos sobre os sensíveis, de modo a superar a compreensão hedonista vulgar, bem como o egoísmo.


O utilitarismo perdura, como corrente filosófica, ainda que comportando diferentes compreensões e desdobramentos, até nossos dias. Os principais representantes desta doutrina, desde o século XVIII até hoje, são: além dos citados, James Mill, seguidor de Bentham e pai de John Stuart, Henry Sidgwick, J. C. Smart, Moore, Singer, Karl Popper e J. Rawls.

TRABALHO AVALIATIVO ( 60 pts )FILOSOFIA – 9º ANO

Em dupla ou individual

( 3º BIMESTRE )

TEMA: UTILITARISMO

(Prova do 2º Bimestre)

1 -  Segundo o vídeo (Globo Repórter - Os Novos Caminhos do Cristianismo  / Luciano Hulk "Um por todos  e todos por um") assistido em sala de aula, faça uma análise se existe ou não, alguma relação entre a FILOSOFIA RADICAL do UTILITARISMO e o CRISTIANISMO e cite uma cena do vídeo que levou você a essa reflexão 

ANÁLISE DE VÍDEOS

VÍDEO 01

VÍDEO 02


Luciano Hulk
"Um por todos e todos por um" 
O quadro, que ajuda a realizar sonhos de empreendedores sociais


Link: https://www.youtube.com/watch?v=E8C-29al8os

Mais notícias:
 link::http://gshow.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/O-Programa/noticia/2014/08/emocao-banda-do-interior-de-minas-ganha-sede-e-instrumentos-musicais.html


































4º BIMESTRE



Totalitarismo

Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Desta forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais.
 No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Embora possa haver sistema judiciário e legislativo em países de sistema totalitário, eles acabam ficando as margens do poder.

Outras características dos regimes totalitários:



- Uso excessivo de força militar como forma de reprimir qualquer tipo de oposição ao governo;

- Falta de eleições ou, quando ocorrem, são manipuladas;

- Censura e controle dos meios de comunicação (revistas, jornais, rádio);

- Propaganda governamental como forma de exaltar a figura do líder.



Exemplos 

Como exemplos de totalitarismo, podemos citar os regimes que vigoraram em alguns países da Europa (Itália – Benito Mussoline, Alemanha – Adolf  Hitler , Espanha – General Francisco Franco e Portugal – Antônio de Oliveira Salazar ) durante as décadas de 1930 a 1940. 



TOTALITARISMO (PESQUISA - 60 Pts)

EXISTENCIALISMO

Existencialismo é um conjunto de doutrinas filosóficas que tiveram como tema central a análise do homem em sua relação com o mundo, em oposição a filosofias tradicionais que idealizaram a condição humana.

É também um fenômeno cultural, que teve seu apogeu na França do pós-guerra até meados da década de 1960, e que envolvia estilo de vida, moda, artes e ativismo político. Como movimento popular, o existencialismo iria influenciar também a música jovem a partir dos anos 1970, com os góticos e, atualmente, os emos.

Apesar de sua fama de pessimista e lúgubre, o existencialismo, na verdade, é apenas uma filosofia que não faz concessões: coloca sobre o homem toda a responsabilidade por suas ações.

O escritor, filósofo e dramaturgo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), maior expoente da filosofia existencialista, parte do seguinte princípio: a existência precede a essência. Com isso, quer dizer que o homem primeiro existe no mundo - e depois se realiza, se define por meio de suas ações e pelo que faz com sua vida.

Assim, os existencialistas negam que haja algo como uma natureza humana - uma essência universal que cada indivíduo compartilhasse -, ou que esta essência fosse um atributo de Deus. Portanto, para um existencialista, não é justo dizer "sou assim porque é da minha natureza" ou "ele é assim porque Deus quer".

Ao contrário, se a existência precede a essência, não há nenhuma natureza humana ou Deus que nos defina como homens. Primeiro existimos, e só depois constituímos a essência por intermédio de nossas ações no mundo. O existencialismo, desta forma, coloca no homem a total responsabilidade por aquilo que ele é.


9º ANO - PROVA DO 4º BIMESTRE 

DISCURSIVA COM CONSULTA NO CADERNO.

·                     TEMAS QUE FORAM ABORDADOS EM 2013:

(     ) A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO NO SÉC. XX   / (    ) PENSAMENTO TECNICISTA   /  (    ) FLUXOS DE INFORMAÇÃO   / (    ) UTILITARISMO   / (    ) TOTALITARISMO   /                   (    ) EXISTENCIALISMO.


Observação: O aluno deverá escolher ( marcando com um X ) APENAS UM TEMA e desenvolver segundo a sua conclusão sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário