Filosofia 7º ANO - TEXTOS / VÍDEOS


"A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo"

 (Merleau - Ponty)



(7º Ano)

Resultado de imagem para um olhar de pensamento

3º BIMESTRE



TEMA: A FILOSOFIA ÁRABE

( VÍDEO: BBC - Ciência e o Islã - A Linguagem da Ciência   parte 1 e 2 )  

Vídeo 01
Link do Vídeo: CIÊNCIA E O ISLÃ



Vídeo 02
Link do Vídeo: CIÊNCIA E O ISLÃ


ANOTAÇÕES DO DOCUMENTÁRIO

  
 ( VÍDEO: BBC - Ciência e o Islã - A Linguagem da Ciência   parte 1 e 2 )     


·         Os Califas Islâmicos governavam um vasto território. Eles sabiam que o poder político e conhecimento científico andavam de mãos dadas. No Séc. VIII d.C. o Califa Abdul Malik criou uma reforma para facilitar a aquisição do conhecimento, inclusive incentivando um idioma uniforme.

a)      Que idioma foi esse? ÁRABE

b)     Que livro serviu de inspiração para que esse idioma fosse implantado em todo território? O ALCORÃO ou CORÃO


·         O que foi o “MOVIMENTO DE TRADUÇÃO”:

 Foi a busca do conhecimento em todas as bibliotecas do mundo atrás de manuscritos científicos e filosóficos em qualquer idioma, para a elite dominante do império Islâmico.

·         Ainda segundo o vídeo, diz a história, que o Califa Al-Mamun estava tão obcecado em busca do conhecimento que enviou seu mensageiros de Bagdá para terras distantes, só para pegar livros que ele não tinha, para incluí-los no movimento de tradução.

O critério que o Califa Al-Mamun usava para  recompensava os mensageiros que conseguiam esses livros?

PAGAVA O PESO DOS LIVROS EM OURO


·         “Para muitos da elite dominante do império Islâmico, o próprio conhecimento tinha objetivo de autobenefício”. 
                                                                                     
MOSTRAVA A NOVA  SUPERIORIDADE DO IMPÉRIO
SOBRE O RESTO DO MUNDO







































TRABALHO FINAL
4º Bimestre

ÉTICA
Valor = 100 pts


A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.

  • Os alunos serão dividido em grupos de seis ( 6 );
  • Os grupos já determinados vão escolher os vídeos por sorteio e apresentar em trabalho escrito, o tema da história, a onde foi aplicada a "ÉTICA" ou "NÃO" e a CONCLUSÃO DO GRUPO SOBRE O TRABALHO;
  • Cada grupo vai escolher um número que representa um determinado vídeo, que trata sobre o tema abortado;
  • Apresentação: 17 e 18/11/2016
  • Entrega do trabalho escrito para o professor no dia da apresentação com o nome dos componentes do grupo ( Não esquecer a conclusão do trabalho );

VÍDEO 01



VÍDEO 02




VÍDEO 03




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VÍDEO 06




VÍDEO 07




VÍDEO 08



BOM TRABALHO !!!
















































































































































































































































































































































































7º ANO - FILOSOFIA ROMANA

1º BIMESTRE e 2º BIMESTRE

O Império Romano - Tv Escola

Série "Grandes Civilizações" produzido pela Tv Escola.


Parte 1


Parte 2









3º BIMESTRE

PROJETO INTERDISCIPLINAR
ANO 2016 


** O RENASCIMENTO REVISITADO PELOS ALUNOS **

(DISCIPLINAS: HISTÓRIA, ARTE, CIÊNCIAS, LÍNGUA PORTUGUESA, PRODUÇÃO TEXTUAL, FILOSOFIA, ESPANHOL.)



Organização – 05 grupos – Divisão na aula de história.
Metodologia (o que fazer?)
Deverá ser feita uma pesquisa escrita com apresentação final sobre o Renascimento cultural e científico. Seguindo os critérios.
A – Pesquisa:

1. Definição, contextualizar o movimento (data e local de início).

2. Quais condições da Itália ser a origem do Renascimento?

3. Quais mudanças o Renascimento provocou no pensamento do homem medieval? Relacionar teocentrismo e antropocentrismo.
4. Quem foram os mecenas?

5. Quais características do Movimento Renascentista?

B – O trabalho escrito deverá conter:
                Capa
                Introdução
                Desenvolvimento

Relatório com comentários:
*Cada aluno deve fazer um comentário pessoal escrito sobre o tema pesquisado (no mínimo 05 linhas). Esse comentário deverá ser feito em português e espanhol)

* Não vamos corrigir cópia de internet = zero

*Faça uso das suas palavras, o trabalho é autoral.

*Pode fazer citações de outros autores ou sites, colocando as referências.

Formatação:

*Fonte: Arial
*Tamanho: Corpo 12 / títulos: 14

APRESENTAÇÃO
Será organizada uma culminância para apresentações dos temas diferentes por grupos.
Os seguintes aspectos devem estar presentes na apresentação (tema 1 ao 5) e na elaboração do trabalho:

1.       Informar como cada área estava organizada antes do Movimento Renascentista (ou seja, na Idade Média), e explicar o que o Renascimento trouxe de novo para o tema.

A- Quais os seus principais representantes? (Podem citar vários, mas deverão escolher no mínimo 02 nomes para apresentar mais profundamente).

* Nome do renascentista.

* Ano e cidade em que ele viveu.

* Quais as principais obras dos dois representantes escolhidos.

*Quando e onde foi produzida? Onde essa obra se localiza atualmente?

* Como estas obras expressam o espírito renascentista?

* Qual a contribuição para o mundo contemporâneo



TEMAS :

GRUPO
Tema/ área de conhecimento
Representantes
Renascimento
O tema Renascimento será a Introdução de TODOS os grupos na apresentação.
1
 Pintura
Leonardo da Vinci/ Rafael Sanzio/ Michelangelo Buonarroti
2
 Escultura e Arquitetura
Donatello/ Michelangelo Buonarroti Bramante/ Filippo Brunelleschi
3
Literatura
Shakespeare/ Miguel de Cervantes/ Luiz de Camões / Erasmo de Roterdã
4
Astronomia
Nicolau Copérnico/ Johannes Kepler/ Galileu Galilei.
5
Invenções
Prensa de Gutemberg/ Inventos de Leonardo da Vinci/ Inovações Técnicas.

OBS: Os nomes informados na coluna “Representantes” são apenas sugestões



CULMINÂNCIA

Cada grupo terá um espaço disponibilizado pelo professor, onde deverá ser fixado o seu painel.

A abordagem que os alunos retrataram por meio do tema deverá ser mais criativa e prática. O que se pretende é uma abordagem mais personalizada: o Renascimento revisitado pelos alunos.

DATA: 02 de agosto – 9horas

1- Organização dos painéis

               * Deve ser feito a partir do tema de cada grupo.

               *Deve inserir imagens com legendas e relacionadas ao tema.

                *painel ou banner (no tamanho de papel 40kg).

2-  Apresentação
* Prepare-se para apresentar, sem simplesmente fazer leitura de painel.

* A apresentação deve contemplar as ideias centrais do tema de seu grupo.

* Não é necessário que todo mundo apresente, entretanto isso deve ser consenso entre o grupo.

3-  Confraternização dos grupos:
Realizaremos um lanche coletivo e para isso cada grupo deverá trazer um prato seguindo a divisão abaixo:


Grupo 1 - Prato de Salgado
Grupo 2 - Prato de Doce
Grupo 3 - Prato de Salgado
Grupo 4 - Prato de Doce
Grupo 5 - Prato de Salgado


Sugestões bibliográficas:

Tema: Renascimento
(a esquerda acessar os títulos: O Renascimento cultural europeu, Renascimento artístico, Itália: o berço do Renascimento, Os principais artistas italianos, A expansão do Renascimento, Artistas renascentistas)

Os seguintes aspectos devem estar presentes nas pesquisas (tema 2 ao 7) e na elaboração do trabalho:
Tema Pintura:

Tema Escultura e Arquitetura:

Tema Literatura:
 (ver a partir de A literatura produzida no Renascimento: o classicismo)

Tema Astronomia:
(ver características principais)

 (a partir da quarta linha)
 (a partir do quarto parágrafo, ver também o título sobre epidemias ao final da página)

Tema Invenções:
 (guia com vários inventos, destacar aqueles que são do período renascentista)

Para TODOS os temas:
(ver do título Artes Plásticas até Ciência Moderna, dependendo do tema do grupo) http://www.sohistoria.com.br/ef2/renascimento/p1.php




VÍDEOS DOCUMENTÁRIO
( Filosofia - Invenções )

Leonardo Da Vinci, a natureza da invenção
CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTIR:






LEONARDO DA VINCI
DOCUMENTÁRIO
CLIQUE PARA ASSISTIR:
ATIVAR LEGENDAS EM PORTUGUÊS

ATIVAR LEGENDAS EM PORTUGUÊS



Leonardo Da Vinci - Diário das invenções 3D
CLIQUE NO VÍDEO PARA ASSISTIR:




DESEJO UM BOM TRABALHO DE PESQUISA PARA OS MEUS ALUNOS!!!





















3º BIMESTRE


PATRÍSTICA


"A fé em busca de argumentos racionais 
a partir de uma matriz platônica"

Desde que surgiu o cristianismo, tornou-se necessário explicar seus ensinamentos às autoridades romanas e ao povo em geral. Mesmo com o estabelecimento e a consolidação da doutrina cristã, a Igreja católica sabia que esses preceitos não podiam simplesmente ser impostos pela força. Eles tinham de ser apresentados de maneira convincente, mediante um trabalho de conquista espiritual.
Foi assim que os primeiros Padres da Igreja se empenharam na elaboração de inúmeros textos sobre a fé e a revelação cristãs. O conjunto desses textos ficou conhecido como patrística por terem sido escritos principalmente pelos grandes Padres da Igreja.

Uma das principais correntes da filosofia patrística, inspirada na filosofia greco-romana, tentou munir a fé de argumentos racionais. Esse projeto de conciliação entre o cristianismo e o pensamento pagão teve como principal expoente o Padre Agostinho.

"Compreender para crer, crer para compreender". (Santo Agostinho)

 

  

ESCOLÁSTICA


"Os caminhos de inspiração aristotélica levam até Deus".

No século IX, Carlos Magno resolveu organizar o ensino por todo o seu império e fundar escolas ligadas às instituições católicas. A cultura greco-romana, guardada nos mosteiros até então, voltou a ser divulgada, passando a ter uma influência mais marcante nas reflexões da época. Era a renascença carolíngia.

Tendo a educação romana como modelo, começaram a ser ensinadas as seguintes matérias: gramática, retórica e dialética (o trivium ) e geometria, aritmética, astronomia e música (o quadrivium ). Todas elas estavam, no entanto, submetidas à teologia.

A fundação dessas escolas e das primeiras universidades do século XI fez surgir uma produção filosófico-teológica denominada escolástica (de escola).

A partir do século XIII, o aristotelismo penetrou de forma profunda no pensamento escolástico, marcando-o definitivamente. Isso se deveu à descoberta de muitas obras de Aristóteles, descobertas até então, e à tradução para o latim de algumas delas, diretamente do grego.

A busca da harmonização entre a fé cristã e a razão manteve-se, no entanto, como problema básico de especulação filosófica. Nesse sentido, o período escolástico pode ser dividido em três fases:

Primeira fase - (do século IX ao fim do século XII): caracterizada pela confiança na perfeita harmonia entre fé e razão.

Segunda fase - (do século XIII ao princípio do século XIV): caracterizada pela elaboração de grandes sistemas filosóficos, merecendo destaques nas obras de Tomás de Aquino. Nesta fase, considera-se que a harmonização entre fé e razão pôde ser parcialmente obtida.

Terceira fase - (do século XIV até o século XVI): decadência da escolástica, caracterizada pela afirmação das diferenças fundamentais entre fé e razão.


A Filosofia Árabe

Tal como os filósofos cristãos, também os árabes, tentaram conciliar o conteúdo da revelação com a filosofia. Pretendiam perpassar a obscuridade da fé com a luz da razão natural. O pensamento rígido do Corão e dos tradicionalistas chocou muitas vezes com a cosmovisão platónica e aristotélica, sobretudo nas concepções da criação e da ação divina sobre o mundo. 
Os árabes tiveram contacto com a filosofia grega através dos territórios conquistados onde predominava a cultura helênica e assim conheceram obras gregas no campo da medicina, matemática e filosofia. Através da traduções feitas pelos judeus de Espanha dos comentadores de Aristóteles (Averróis), os europeus puderam conhecer a maior parte do corpus aristotelicum, que era desconhecido até então. O que mais se conhecia de Aristóteles era somente a lógica, depois, através dos comentadores árabes, juntou-se a metafísica (É um campo da Filosofia que se preocupa com a essência das coisas tipo: o que é real, o que é natural, e o que é sobrenatural. Ocupa-se também da relação do homem com a sua própria existência e a sua relação com o Tempo, Espaço, Causalidade e Possibilidade), a física, a ética e a psicologia.
Os maiores filósofos árabes conhecedores de Aristóteles e que influíram profundamente sobre o Ocidente latino-cristão, foram Avicena ( 980 d.C.- 1037 ) e  Averróis ( 1126 – 1198 ).


( VÍDEO: BBC - Ciência e o Islã - A Linguagem da Ciência   parte 1 e 2 )  




TRABALHO PARA CASA INDIVIDUAL - FILOSOFIA – 7º ANO 

(7º Ano)

Trabalhos – 30 Pts




TEMA: A FILOSOFIA ÁRABE

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO PARA PROVA DO 3º BIMESTRE

( VÍDEO: BBC - Ciência e o Islã - A Linguagem da Ciência   parte 1 e 2 )     


1) Os Califas Islâmicos governavam um vasto território. Eles sabiam que o poder político e conhecimento científico andavam de mãos dadas. No Séc. VIII d.C. o Califa Abdul Malik criou uma reforma para facilitar a aquisição do conhecimento, inclusive incentivando um idioma uniforme. (2,5 pts cada)

a)  Que idioma foi esse?

       b)  Que livro serviu de inspiração para que esse idioma fosse implantado em todo território?  

2)   Explique segundo o vídeo, o que foi o “MOVIMENTO DE TRADUÇÃO”: (10 pts)

3) Ainda segundo o vídeo, diz a história, que o Califa Al-Mamun estava tão obcecado em busca do conhecimento que enviou seu mensageiros de Bagdá para terras distantes, só para pegar livros que ele não tinha, para incluí-los no movimento de tradução. De que forma o Califa Al-Mamun recompensava os mensageiros que conseguiam esses livros? (5 pts)

4) “Para muitos da elite dominante do império Islâmico, o próprio conhecimento tinha objetivo de auto benefício”.  Explique segundo o vídeo: (10 pts)


Vídeo 01
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ocsveagHeV0

Vídeo 02
Link: https://www.youtube.com/watch?v=rhfW7nOptfw


* OBSERVAÇÃO: ESTE TRABALHO SERÁ ANEXADO A PROVA. *
O VÍDEO FOI APRESENTADO DURANTE A AULA E ESTÁ DISPONÍVEL NO LINK ACIMA
( kdvc-amigo.blogspot.com.br )

 “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” 
Mahatma Gandhi




























































4º BIMESTRE





TRABALHO - FILOSOFIA – 7º ANO - 4º BIMESTRE - ( 60 Pts )

William Hundert é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell, o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.

FILME “O Clube do Imperador”, RESPONDA:

1 - A escola, St. Benedict’s, onde o professor dava aulas usava uma filosofia de ensino baseada principalmente nos ensinamentos dos grandes pensadores gregos e romanos. Era uma escola tradicional americana que recebia filhos de grandes nomes da sociedade norte-americana. O colégio tem como lema “o fim depende do começo”. Na sua opinião o que esta afirmação quer dizer? ( 20 pts )
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2 – Em todas as aulas, era levantada a questão do caráter, pois esse é o valor que mais importa para conquistar tudo o que deseja, levando, assim, uma vida digna e saudável. Explique com suas palavras o que quer dizer a seguinte afirmação. "o caráter de um homem é o seu destino" Heráclito ( 20 pts ) ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Escreva o que você entendeu sobre a seguinte frase: “Ambição e conquista sem contribuição não tem significado”. ( 20 pts ) ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Link do Filme “O Clube do Imperador”:

https://www.youtube.com/watch?v=0sIXdfWwMEE








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